Translate

quarta-feira, novembro 11, 2009

Robert Enke 1977-2009

Robert Enke foi um dos melhores guarda-redes que vi passar pelo Benfica. Mesmo em anos muito maus em termos desportivos, ele foi um digno sucessor de Preud''homme. Em 1999 veio como suplente de Bossio, mas logo no jogo de apresentação com o Bayern de Munique, percebeu-se quem seria o dono da baliza encarnada.

Nunca fiquei chateado por ter saído a custo zero para o Barcelona pois compreendia as suas razões. O Benfica nesses anos nunca foi um grande em Portugal e na Europa nem se ouvia falar, a não ser pelas piores razões.

Ontem quando soube da sua morte fiquei chocado, principalmente porque se tinha suicidado. Não consigo compreender, pois são coisas que vão para lá da existência e da condição humana mas prefiro não pensar nisso. Na memória, guardo as suas grandes exibições que realizou ao serviço do meu clube e de um rosto jovem, sereno, mas que entre os postes era grande.

Fica em paz Enke.


1 comentário:

CruzeS disse...

grande jogador... teria um futuro promissor... guarda-redes de uma selecção não é para qualquer um...
também apreciei as suas exibições no grande slb, mas apesar de nessa eu ainda ser uma criança continuo a recordar-me das suas exibições...
tenho muita pena que ele tenha desaparecido assim... mas ele deveria ter os seus motivos para fazer o que fez...
descansa em paz, e até sempre Robert Enke...