Translate

quinta-feira, julho 22, 2004

Fontes de informação

Foi numa manhã mais atribulada do que é costume (ou não estava eu a realizar um exame de Técnicas Redactoriais) que efectuei uma das analogias mais bizarras.
Uma das perguntas do exame era definir as 5 fontes de informação à disposição de um jornalista ou órgão de comunicação. As 5 fontes são:
1.      Resistente
2.      Atenta
3.      Espontânea
4.      Ansiosa
5.      Compulsiva
 
Até aqui parece tudo bem. No entanto, vou definir o que cada uma significa:
 
1)     Resistente – é a mais relutante a dar informações, levanta vários obstáculos e restrições
2)     Atenta – não opõe resistência mas não toma a iniciativa em divulgar a informação. Tem de ser contactada para fornecer a informação
3)     Espontânea – é aquela que toma a iniciativa de contactar o meio de informação
4)     Ansiosa – tem maior grau de envolvencia pessoal. Tem também interesse em ver a notícia divulgada
5)     Compulsiva – toma a iniciativa com todos os recursos ao seu alcance e tenta obrigar o meio de comunicação a divulgar a notícia
 
Ou seja, e é aqui que eu quero chegar, as fontes são como as MULHERES. Leiam estes exemplos
 
Gostas de uma rapariga lá da faculdade mas ela não olha para ti, nem sabe que tu existes
Isto é uma mulher Resistente
 
Estás num bar. Olhas para uma rapariga e ela retribui-te o olhar. Tu sorris para ela. A rapariga fica intimidada e aguarda que vás ter com ela
Isto é uma mulher Atenta
 
Estás numa discoteca. Uma rapariga vem ter contigo e diz: “Então, pagas-me um copo”
Isto é uma mulher Espontânea
 
Ainda numa discoteca. Uma rapariga vem ter contigo e diz: “Acho que fomos feitos um para o outro” e ali mesmo faz-te uma dança erótica
Isto é uma mulher Ansiosa
 
Na mesma discoteca. Uma mulher (para variar) vem ter contigo e diz: “Tenho o meu carro ali em baixo e vivo sozinha. Se não chegar, tenho aqui uma pistola que não hesitarei em usar se recusares o meu convite”
Isto é uma mulher Compulsiva

Sem comentários: